Colégio de Goiânia promove semana de atividades dedicadas a preservar tradições do folclore brasileiro

Por Guilherme Otávio

Em 23/08/2022

Pesquisas, apresentações, rodas de conversa, oficina de fantoches e dia dedicado à fantasia estão na programação que será levada às crianças do Simbios Young

Alunos do Ensino Fundamental preparam atividades para a Semana do Folclore Divulgação Simbios
Alunos do Ensino Fundamental preparam atividades para a Semana do Folclore Divulgação Simbios

Valorizar a cultura popular, contribuir com cidadãos mais conscientes de sua história, fortalecer a identidade nacional e tantos outros benefícios. Diante de uma geração cada vez mais conectada e globalizada, o folclore brasileiro, comemorado nesta segunda-feira, 22 de agosto, ganha novos contornos, mas não perde a sua relevância. Pensando nisso, o Colégio Simbios Young dedica os dias 22 a 26 de agosto a uma programação elaborada de atividades, exclusiva para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais.

A proposta é envolver os alunos em muito conhecimento, proporcionando experiências únicas pela vasta cultura brasileira. Para isso, os alunos trabalharão em pesquisas e registros sobre as tradições do folclore brasileiro para resgatar o conhecimento prévio e solidificar os novos. São iniciativas que irão se materializar em apresentações e rodas de conversa, entendendo como muitas dessas tradições ainda permanecem do dia a dia das crianças hoje.

Para as crianças menores, a programação ainda traz oficinas de fantoches voltadas ao tema, bem como um dia dedicado às fantasias. A garotada será estimulada a explorar os personagens típicos da data como Saci-Pererê, Iara, Boto e Curupira.

Tema relevante – desde 1940, a Unesco recomenda o estudo e a preservação do folclore e o reconhece como Patrimônio Cultural Imaterial. “O folclore brasileiro é sinônimo de união, de popularidade, de afetividade e tradição. É muito importante repassar esses valores para as crianças a fim não só de preservar tudo isso, mas também de incentivar o respeito à diversidade e promover conexão com outras realidades”, destaca a coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Simbios Young, Luma Santos.

Sobre o Dia do Folclore

A data que celebra o Dia do Folclore Brasileiro – 22 de agosto – foi oficializada em 1965, com a proposta de assegurar proteção às manifestações da cultura popular, realizar estudos sobre comportamento da sociedade, bem como incentivar ações públicas e privadas para manutenção deste legado. Rico em costumes e tradições, o folclore brasileiro tem forte relação com a pluralidade e a ancestralidade de povos indígenas, africanos e europeus.

Em 1951, durante o I Congresso Brasileiro de Folclore, foi estabelecida a Carta do Folclore Brasileiro, que recebeu uma releitura em 1995, ao incorporar as contribuições das Ciências Humanas e Sociais. No documento, ficou definido que folclore é o conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social.

Sobre o Simbios

Com uma proposta educacional embasada na longa experiência de seus fundadores em sala de aula – Carla Borges, Valdir Faria, Walfredo Pereira e Adriano Medeiros – o Colégio Simbios foi fundado em 2011, em Goiânia. Hoje é referência no mercado pelo ensino de qualidade e pelos excelentes resultados em exames pré-vestibulares. Atestando a afirmação, é a instituição com o índice mais alto de aprovação no Centro-Oeste. Em 2022, ampliou sua atuação, proporcionando um ciclo de formação ainda mais completo por meio do Colégio Simbios Young, destinado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.

O projeto pedagógico adotado prevê uma educação transformadora, o desenvolvimento de competências socioemocionais, bem como habilidades de relacionamento, autocontrole e responsabilidade na tomada de decisões. Entre os diferenciais, também está o ‘Programa de Inteligência Emocional’, destinado ao Ensino Médio, que oferece métodos de estudos e de planejamento, técnicas de relaxamento e meditação e o material Laboratório Inteligência de Vida, para o Ensino Fundamental, que auxilia o desenvolvimento da Inteligência emocional a partir da criação de pilares socioemocionais.

Fonte: Fato Mais