11 dicas caseiras para curar a ressaca

Por Guilherme Otávio

Em 30-04-2021

A ressaca é causada pelo consumo em excesso de álcool e pode provocar alguns sintomas, como enjoo, dores de cabeça e desconfortos

RESSACA Goiânia

Tão certo quanto 2 + 2 = 4 é saber que a ingestão descontrolada de bebidas alcoólicas mais dia, menos, dia, pode gerar aquela ressaca indesejada. Conforme os anos vão passando, a tendência é que a recuperação no pós-happy hour fique ainda mais difícil. 

Só quem já passou pela experiência de acordar no dia seguinte com enjoo e dores de cabeça conhece bem a necessidade de manter esses desconfortos bem longe. A boa notícia é que é possível prevenir e curar a ressaca com dicas caseiras. Confira a seguir. 

Como desfrutar de bons drinks sem o fantasma da ressaca

Uma boa maneira de evitar a ressaca é tomar uma colher de azeite de oliva extravirgem algumas horas antes de começar a beber. Outra opção que também vale a pena é  intercalar um copo de bebida alcoólica com um de água enquanto estiver bebendo. 

Existe ainda uma terceira dica: ingerir cerca de 220 ml de suco de pera ou qualquer outro suco com duas frutas logo antes de iniciar o consumo de álcool. A frutose pode ajudar a minimizar os efeitos do álcool no organismo. 

Tomar 1 g de carvão vegetal ativado antes de consumir as bebidas alcoólicas também ajuda na prevenção da ressaca. Por fim, comer algo com gordura, como um pedaço de queijo amarelo, por exemplo, entre cada copo de bebida, ameniza os efeitos do álcool. 

Essas dicas ajudam a evitar que a desidratação e a hipoglicemia ocorram e, desta forma, o corpo tem mais tempo para metabolizar o álcool, diminuindo o risco da ressaca.

Bebi demais e acordei com ressaca, e agora?

Passar um pouco dos limites e enfiar o pé na jaca são coisas que podem acontecer com todo mundo que não abre mão de um momento descontraído regado de bons drinks ou cerveja. Se isso acontece, a saída é remediar os sintomas da ressaca no dia seguinte. 

Para isso, alguns alimentos podem ajudar. São eles: maçã, melão, pêssego, uva, tangerina, limão, pepino, tomate, alho, cebola e gengibre. O ideal é consumir essas frutas em forma de suco ou chá. 

Para quem gosta das famosas receitas caseiras e dos chazinhos, separamos algumas dicas que podem ajudar bastante a se livrar daquela sensação pesada causada pelo consumo de álcool em excesso. 

  1. Beber duas xícaras de café preto sem açúcar – O café é um ótimo componente que pode ajudar a reduzir o inchaço dos vasos sanguíneos responsáveis por causar a dor de cabeça. Além disso, ele ajuda o fígado a metabolizar as toxinas.
  2. Chá de gengibre – O chá de gengibre é um excelente remédio caseiro para curar a ressaca, pois tem a propriedade de favorecer a eliminação do álcool do organismo mais rapidamente.
  3. Mel – Consumir o mel para curar o desconforto pode ser uma maneira muito eficaz de reduzir o desconforto. Tomar 1 colher de sopa de mel a cada 2 horas durante o dia da ressaca é o suficiente para mandar a sensação ruim embora.
  4. Suco de frutas naturais – Eles possuem um tipo específico de açúcar chamado frutose, que ajuda o corpo a queimar o álcool mais depressa. Um copo dará adeus à ressaca. 
  5. Iogurte com toranja – Uma vitamina dessa fruta com iogurte contém propriedades que beneficiam o funcionamento do fígado, favorecendo a eliminação de substâncias tóxicas. 
  6. Água – O álcool causa desidratação. Por isso, é muito importante beber vários copos de água ao longo do dia para se livrar da ressaca. 
  7. Biscoitos de mel – Esse tipo de snack tem uma forma concentrada de frutose, que, como já comentado acima, ajuda a eliminar o álcool do organismo.
  8. Sopa de legumes – A sopa de legumes ajuda a repor o sal e o potássio que o corpo perdeu por causa do consumo de álcool.
  9. Bebidas esportivas – Os isotônicos são repletos de eletrólitos e de sódio, substâncias que seu corpo precisa reabastecer após uma noite de bebedeira.
  10. Banana ou kiwi – Essas frutas contam com boas fontes de potássio, que é um mineral que você perde quando você está bebendo, devido ao efeito diurético do álcool.
  11. Alimentação saudável e descanso – É preciso descansar e adotar uma alimentação leve. Com isso, o corpo consegue eliminar mais facilmente as toxinas produzidas no fígado por causa do consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

Mas, por que a ressaca acontece?

Ao entrar no organismo, álcool precisa ser transformado, no fígado, em ácido acético, para ser eliminado. Dessa forma, ele é convertido em acetaldeído, substância ainda mais tóxica que o álcool. 

Como o fígado demora muito tempo para fazer essa transformação, o acetaldeído continua a circular no organismo até ser transformado em ácido acético. Ele se deposita em diversos órgãos, espalhando a toxicidade e provocando os sintomas da ressaca. 

Além disso, durante o metabolismo do excesso de álcool, o corpo não libera açúcar no sangue com tanta eficiência, podendo causar hipoglicemia. O álcool também faz com que seja eliminada mais água, e isso pode causar desidratação.

Com a privação do açúcar e da liberação da água no organismo, é mais fácil de entender o motivo pelo qual os alimentos ricos em açúcares são ótimos aliados na hora de combater a ressaca. O mesmo vale para o consumo de líquidos.

É sempre preferível evitar que a ressaca aconteça. Por isso, lembre-se sempre de fazer o uso moderado de bebidas alcoólicas. Conhecer os limites e saber apreciar drinks,  como vinho, batidas, gins e cervejas é sempre o melhor caminho. 

Fonte: Hedgehog Digital



Deixe um comentário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

0 comentários em “11 dicas caseiras para curar a ressaca”

0 comentário

X