Dicas de Chef para o peixe grelhado perfeito

Por Guilherme Otávio

Em 17-02-2021

Healthy Chef Dani Faria Lima destaca a importância das proteínas na alimentação

Incluir todos os grupos nutricionais na alimentação é importante e saber variar o prato com cada um deles é uma tarefa diária. Para incentivar esse equilíbrio entre proteínas, carboidratos e lipídios (gorduras) no cardápio haja criatividade no preparo das refeições. A Healthy Chef Dani Faria Lima ressalta a importância do consumo diário das proteínas, dá dica para não errar mais nos grelhados e ensina uma receita incrível de filé de peixe para ajudar a variar a proteína.

File de tilapia

A Chef defende a presença das proteínas de origem animal e/ou vegetal em boa quantidade em todas as refeições, já que é o componente básico para a construção e restauração dos tecidos, órgãos e hormônios vitais. “Alimentos proteicos tendem a nos dar um alto grau de saciedade, exatamente por oferecer esta matéria-prima essencial. Diferente de comer um prato de macarrão, por exemplo, que nos faz querer comer mais em pouco tempo, gerando uma compulsão alimentar, pois a única coisa que a massa nos oferece é fonte energética”, alerta a Healthy Chef.

Ingredientes:

  • 3 filés de tilápia
  • 2 dentes de alho pequenos socados
  • 2 colheres de sopa de coentro picado
  • Suco de 1/2 limão siciliano
  • 1 pitada de sal, cúrcuma e gengibre em pó
  • Pimenta do reino a gosto.

Preparo:

Espalhe o suco de limão nos filés, depois tempere com o sal dos dois lados. Em seguida, espalhe também dos dois lados o alho, a cúrcuma, o gengibre, a pimenta e finalize com o coentro. Deixe marinar por no mínimo 30 minutos (também pode ser reservado na geladeira para o dia seguinte).

Espalhe o azeite e coloque o peixe com a frigideira aquecida em temperatura média. Espere de 2 a 3 minutos, até dourar, e vire. Evite virar mais de uma vez. Se a panela secar, pode regar com mais um fio de azeite. Espere dourar do outro lado e sirva.

Segredo da chef: Para grelhar qualquer carne, deixe antes em temperatura ambiente. Se ela estiver gelada, solta muita água e o resultado na textura não é o esperado. Quanto mais seca em contato com a panela quente, melhor a carne sela e mantém sua suculência.

 

*Chef Dani Faria Lima*

Chef Dani Faria Lima

Healthy Chef especialista em alimentação saudável, formada pelo Natural Gourmet Institute, em Nova York, também foi aluna do Chef Jamie Oliver, em Londres, além de muitos cursos e workshops pelo Brasil. Dani tem 37 anos e atua há 3 criando e ensinando receitas saudáveis, substituições para cardápios com restrição alimentar e consultorias de alimentação para bem-estar, com diversos cases de sucesso de melhoria de problemas de saúde apenas com mudanças na relação com a comida.

Fonte: Máxima



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