“Ancestralidade Dourada” é a nova mostra de artes do Lowbrow

Por Guilherme Otávio

Em 10/10/2022

Os artistas Ju e João trazem obras que retratam e enaltecem a beleza afro-brasileira por meio de técnica que usa fitas adesivas e isolantes, a partir da quinta-feira (13)

Ancestralidade Dourada - Lowbrow galeria. Divulgação
Ancestralidade Dourada – Lowbrow galeria. Divulgação

A partir do dia 13 de outubro, quinta-feira, o Lowbrow Lab Arte & Boteco inaugura sua nova exposição de arte: Ancestralidade Dourada. A mostra, assinada pelos artistas Jullyanderson Carvalho e João Paulo Pigosso, mais conhecidos como Ju e João, retrata a beleza e a identidade cultural afro-brasileira, reconhecendo a sua importância histórica e os seus valores, que estão profundamente inseridos na nossa sociedade. A curadoria é de Roan.

Ancestralidade Dourada - Lowbrow galeria. Divulgação (2)
Ancestralidade Dourada – Lowbrow galeria. Divulgação

A mostra abre oficialmente às 19 horas, com a discotecagem do DJ Thiago Jesus, no Boteco de Quintal. “Nas obras expostas são representadas, com muita admiração e respeito, a beleza e importância histórica da mulher negra e do povo Kalunga, e cantores negros que transmitem mensagens profundas e relevantes sobre amor, respeito e ancestralidade em suas canções”, dizem os artistas.

Ancestralidade Dourada - Lowbrow galeria. Divulgação (3)
Ancestralidade Dourada – Lowbrow galeria. Divulgação

Por meio de vários tipos de materiais adesivos que resultam em obras de arte únicas e imersivas, para esta mostra, Ju e João retratam a pele negra com adesivo dourado espelhado, remetendo ao ouro e refletindo o observador, trazendo a ideia de que todos nós, de alguma forma, estamos interligados à essa ancestralidade tão rica e preciosa. “Uma riqueza muito além do ouro”, enfatizam.

Arte consciente

Além das obras criadas para a exposição Ancestralidade Dourada, os artistas também trazem para a galeria do Lowbrow a série “DescArtes”, na qual criam telas abstratas utilizando todos os retalhos de materiais que seriam descartados durante a criação das obras figurativas. “Essas telas abstratas contam a história por trás das criações tão minuciosas e detalhistas, imergindo o observador em uma atmosfera cheia de movimentos aleatórios e contrastes profundos, levantando a reflexão sobre Arte e sustentabilidade”, informam.

Sobre os artistas

Ju e João
Ju e João

Jullyanderson CarvalhoJoão Paulo PigossoJu e João, se uniram em 2017 para dar início ao projeto artístico de colagens manuais com materiais adesivos, o Tape Art. No início, criavam obras de arte em telas e murais utilizando somente as fitas isolantes tradicionais, explorando ao máximo o potencial desse material tão improvável e cheio de possibilidades.

Hoje, utilizam vários tipos de materiais adesivos para criar suas obras, com técnicas minuciosas e detalhes impressionantes. Através da arte, eles expressam amor, carinho e respeito pela natureza, a reconexão com a ancestralidade e o que acreditam ser os verdadeiros valores e riquezas da vida.

Atentos ao tema sustentabilidade, os artistas criam obras abstratas a partir dos retalhos das suas artes figurativas, reduzindo a zero os resíduos de adesivos, potencialmente prejudiciais ao meio ambiente.

SERVIÇO
Exposição de arte Ancestralidade Dourada, de Ju e João

Abertura: 13/10 (quinta-feira)
Horário: 19h

Visitação da exposição: Gratuita
Boteco de Quintal com discotecagem de Thiago Jesus

Entrada: R$ 10

Local: Lowbrow Lab Arte & Boteco (Rua 115, quadra F43A, lote 214, nº 1684, Setor Sul)
Reservas pelo whatsapp (62) 3932-4604
Siga nossas redes
: @lowbrow.galeria / @lowbrow.arte