Imunidade

Por Guilherme Otávio

Em 19-06-2021

Cuidando da imunidade em tempos de pandemia

Telma Avelino

Nutricionista Telma Avelino

O sistema imunológico é o principal mecanismo de defesa contra as doenças, fatores externos como a má alimentação, estresse, privação de sono, má digestão e absorção de nutrientes, bem como o sedentarismo, podem influenciar para o mau funcionamento do sistema imune. Dentre todos estes fatores, uma alimentação saudável é de extrema importância para o fortalecimento do sistema imunológico, auxiliando na prevenção de diversas doenças. Diante do cenário da pandemia da covid-19, faz-se necessário cuidar ainda mais da saúde e da imunidade.  Pensando nisso aqui vão algumas dicas para melhorar sua saúde.

Alimentos recomendados para fazer parte da sua alimentação

Prefira alimentos in natura ou minimamente processados, pois estes possuem nutrientes e fotoquímicos com propriedades protetoras, antioxidantes e antiinflamatórias. Dentre estes nutrientes, vale destacar

  • Vitamina A e os carotenoides– presentes no fígado, ovos, vegetais folhosos verdes escuros e hortaliças e frutas amarelo-alaranjadas (manga, mamão, goiaba vermelha, abóbora, cenoura, batata doce, espinafre e couve);
  • Vitamina C- presente na laranja, acerola, goiaba, caju, e em outras frutas cítricas ou vegetais crus;
  • Zinco- Encontrado em mariscos, ostras, carnes vermelhas, fígado, miúdos e ovos;
  • Selênio– presente na castanha do Brasil, em peixes (sardinha, salmão), fígado de boi, farelo de arroz, farinha de trigo integral..

Escolha boas fontes de proteínas e carboidratos!

Dentre as funções das proteínas podemos destacar a proteção contra a ação de agentes nocivos. Quem exerce essa função são os anticorpos, as chamadas proteínas de defesa, impedindo que corpos estranhos causem qualquer complicação no organismo. Dessa forma, não deixe faltar boas fontes de proteína na nossa alimentação, dando sempre preferência às carnes magras, frango, ovo, peixes, laticínios (leite, queijo, iogurte, coalhada…). Para os vegetarianos e veganos uma boa fonte de proteína estão nas leguminosas, como feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja, lembrando que associação dessas leguminosas com cerais como arroz, aveia, cuscuz e etc, como por exemplo bom e velho arroz com feijão, que formam o que chamamos de uma combinação proteica completa, fornecendo ao organismo todos os aminoácidos essenciais. 

O carboidrato é a principal fonte de energia do corpo, não podendo ser excluídos da nossa alimentação, satisfazendo as necessidades energéticas do organismo. Alimentos como inhame, macaxeira/mandioca, batata-doce, arroz, milho, entre outros tubérculos e raízes, precisam estar presentes na nossa alimentação. E, sempre que possível, consuma os alimentos na sua forma integral, assim haverá o aumento da ingestão de fibras, que atuarão no bom funcionamento intestinal.

– Mantenha-se ativo!

A literatura científica é repleta de artigos que relatam estudos sobre os benefícios dos exercícios para reforço do sistema imunológico. Por isso, procure praticar, pelo menos, 30 minutos de alguma atividade física todos os dias. Outro fator que colabora para a proteção do organismo é o fato de a atividade física promover a diminuição do estresse, além de trazer inúmeros benefícios aos sistemas respiratório e cardiovascular.

– Exponha-se ao sol!

A exposição solar é a principal forma de aquisição de vitamina D. Vários estudos mostram que esta vitamina D melhora resposta imunológica do organismo. A Organização Mundial de Saúde recomenda uma exposição de 15 a 30 minutos ao sol. A vitamina D também é encontrada em alimentos (salmão, sardinha, gema de ovo, fígado, leite e seus derivados), mas é quase impossível conseguir quantidades adequadas somente a partir da dieta.

Durma bem!

Dormir bem ajuda a manter o sistema imunológico em bom funcionamento. Para nos mantermos saudáveis é recomendado aos adultos dormir 7 a 8 horas por noite.

Lembrado que uma alimentação e hábitos de vida saudáveis não servirão apenas para lhe proteger dos efeitos do COVID-19, mas também melhorarão a sua qualidade de vida no futuro! Assim, mesmo que as adoções de todos esses hábitos não sejam vacina para nenhuma doença, com certeza, o fortalecimento do sistema imunológico sempre irá proporcionar uma resposta mais rápida e eficaz contra qualquer quadro de infecção.

@telmaavelino.nutri
@espacocamboata

 



Deixe um comentário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

0 comentários em “Imunidade”

0 comentário

X