Mente Sã, Corpo Saudável

Por user

Em 11-08-2020

Nos encontramos em um período de quarentena, onde muitos estão perdendo o norte, já pintou cabelo e já raspou, emagreceu, engordou, se amou, se odiou e por ai vai, a mente parece estar mesmo desestruturada e isso afeta diretamente o corpo. Por exemplo não conseguir ter resultados treinando, ou com dietas que sejam, está mais ligado a saúde mental do que a ineficiência da sua atitude.

Em um bate papo descontraído com o psicólogo Stênio Marques, isso fica bem evidente. Chegamos já querendo uma receitinha de bolo, de como podermos melhorar a nossa saúde mental e o psicólogo já deixa bem claro que não é bem assim. Quando dá-se dicas acabamos colocando todos em um mesmo patamar, e é evidente que o que pode dar certo para um pode não dar certo para o outro.

Stênio Marques
Foto: Daniel Castejon

Seres subjetivos, foram essas as palavras de Stênio, para demonstrar que somos individuais, únicos e particulares. Sendo assim é melhor se trabalhar com as possibilidades. É necessário pensar a saúde mental como um todo, pois o físico está sim ligado a nossa mente, e o nosso corpo dá sinais.  O que a mente não conseguiu elaborar e resolver emocionalmente acaba indo pra algum âmbito do seu corpo, podendo desenvolver doenças psicossomáticas, que seja uma inflamação de garganta, uma dor no peito, dentre outras anomalias.

Existem formas que podem amenizar a ansiedade, a angústia, a tristeza, a dor, e o psicólogo esclarece que criar-se uma rotina pode ser uma boa opção,  pois antes da pandemia as pessoas já tinham uma rotina ( acordar tal horário, tomar seu café,  ir pro trabalho, academia…), tinha uma série de acontecimentos, era contínuo. E ao se perder esse movimento a vida começa a parecer não ter tanto sentido.

Não deixar o tempo ocioso pode ser o grande X da questão, claro que essa ociosidade nos faz olhar um pouco pra nós mesmos, o que a rotina tira; mas é preciso tomar um certo cuidado. Precisamos sim ter esse tempo conosco porém como o próprio Stênio afirma, é preciso ter equilíbrio, a vida não pode ser 8 ou 80.

Então você pode ler um livro, assistir um filme ou uma série, ter cuidados especiais com sua pele ou cabelo . Sentar com seu familiar, resgatar vivencias que ficaram pra trás, relembrar momentos, e de certa forma entrar em contato com questões que você sempre teve vontade porém colocava culpa nessa falta de “tempo”.  Inclusive para cuidar da saúde emocional, física, do corpo e da alma.

Cantar, brincar escrever o segredo é não ficar parado. Descobrir novas possibilidades. É necessário viver esse luto, um luto  que é não apenas de morte, mas do momento, e é preciso enfrenta-lo, lidar com as situações que é dá ordem do natural, e passado um tempo, curto que seja,  a pessoa já consegue visualizar projetos, possibilidades, enfim um futuro.

Tem pessoas que vão ter mais dificuldades, e vão sim precisar de um profissional capacitado, que possa auxiliar à elaborar junto a pessoa, os conflitos, os momentos angustiantes de dor, de não conseguir enxergar que rumo seguir, pra onde ir. Pra ajudar a pessoa se conhecer. Independente de classe social, diferenças de gênero, raças todos precisam de uma mente sã para que o corpo possa ser realmente saudável

Fonte



Deixe um comentário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

0 comentários em “Mente Sã, Corpo Saudável”

0 comentário

X