Os benefícios do pêssego

Por Guilherme Otávio

Em 09-11-2021

Aliado da imunidade: os benefícios do pêssego e como inseri-lo no consumo do dia a dia

De casca aveludada e polpa doce, a fruta é rica em fibras, boa para o funcionamento do intestino, além de conter minerais, carboidratos e proteínas. É, ainda, uma fonte de vitaminas para quem se recupera da Covid-19

Pessego

Muitos brasileiros ainda se recuperam das sequelas do coronavírus. Diante disso, é importante ter atenção com a recuperação do sistema imunológico. Manter uma boa hidratação e buscar consumir alimentos anti-inflamatórios, com propriedades antioxidantes e vitaminas, são alguns dos recursos utilizados pelos especialistas para se atingir este objetivo.
 
De acordo com a nutricionista da rede Oba Hortifruti, Renata Guirau, o pêssego é considerado um excelente aliado nessa recuperação, pois tem potencial antioxidante, ajudando a prevenir doenças crônicas. Como se não bastasse, favorece a digestão, pelo seu alto teor de fibras, e possui nutrientes que auxiliam na saúde do sistema cardiovascular, como vitamina C, potássio e fósforo.
 
Dentre outros benefícios, a fruta também melhora a saúde da pele e a visão, pela presença do betacaroteno; e fortalece os dentes e os ossos, por ser rica em cálcio e flúor. “Nele também encontram-se vitaminas do complexo B, que auxiliam no controle da queda de cabelo, uma das sequelas causadas pela Covid-19”, explica a nutricionista.  
 
Por outro lado, o pêssego é uma fruta que possui baixo teor calórico, sendo normalmente indicado para qualquer tipo de dieta, Guirau pontua que a fruta tem baixa densidade calórica. “O pêssego não é considerado uma fruta de alto valor calórico. Pelo contrário, 100g de pêssego nos fornecem, em média, apenas 40 kcal, o que corresponde a uma unidade grande ou duas pequenas, em média”, conclui.
 
Ao comprá-lo, prefira os frutos de casca firme, porém não dura. Em geladeira, são conservados por uma a duas semanas. Pode ser consumido in natura e utilizado no preparo de sucos, geleias e doces. Renata Guirau explica que a quantidade recomendada de ingestão para cada pessoa varia, mas em geral, é recomendado que todas as pessoas consumam de duas a três porções de frutas ao dia, sendo que uma unidade de pêssego é considerada com uma porção.
 
A nutricionista do Oba Hortifruti separou cinco receitas saborosas, nutritivas e práticas para incluir o pêssego no dia a dia. Confira:
 

Salada de folhas com pêssego

Salada de folhas com pêssego
Ingredientes:
4 pêssegos cortados em 4 partes
½ maço de rúcula
½ maço de alface roxa
100g de parma fatiado
10 nozes cortadas ao meio
1 col de sopa de azeite
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta
1 col de sopa de mostarda
2 col de sopa de mel
4 col de sopa de água
Para o molho, misture a mostarda, a água, o azeite, o mel, o sal e a pimenta.
 
 
Modo de Preparo
Monte a salada misturando as folhas e adicionando o tempero. Acrescente os pêssegos, o parma e as nozes e sirva em seguida.
 

Pêssego cozido com canela e manjericão

 
Ingredientes
1 xícara de água
2 colheres de suco de limão
1 pedaço de canela em pau
3 pêssegos médios, cortados ao meio e sem caroço
½ xícara de folhas de manjericão frescas picadas
 
Modo de Preparo
Em uma panela, misture a água, o limão e a canela. Leve para ferver, em fogo baixo, mexendo sempre. Adicione os pêssegos, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos. Retire do fogo e adicione o manjericão ao pêssego cozido com o caldo. Deixe descansando por mais 15 minutos, com a panela tampada antes de servir.
 

Mousse de pêssego cítrico

Mousse de pêssego cítrico
Ingredientes:
1 lata de pêssego em calda
½ sachê de gelatina sem sabor
1 lata de leite condensado
Suco de 3 limões
Folhas de hortelã
 
 
Modo de Preparo
Dissolva a gelatina de acordo com as instruções da embalagem.
Bata a gelatina, o leite condensado, o limão e os pêssegos no liquidificador.
Acomode em taças e decore com as folhas de hortelã.
Deixe gelar por pelo menos 2 horas.
Rende 6 porções
 

Overnight de pêssego

Overnight de pêssego
Ingredientes:
1 pêssego grande picado
1 pote de iogurte natural
2 col de sopa de aveia em flocos
2 col de sopa de semete de chia
2 col de sopa de castanha de caju trituradas
 
Modo de Preparo
Monte as camadas em uma 1 taça:
1ª camada = 1/3 do iogurte
2ª camada = aveia + metade do pêssego picado
3ª camada = 1/3 do iogurte
4ª camada = chia + metade do pêssego
5ª camada = 1/3 do iogurte
 
E finalize com as castanhas trituradas. Faça com pelo menos 12 horas de antecedência do consumo. Deixe na geladeira até o horário de consumir.
 

Smoothie de pêssego e manga

Smoothie de pêssego e manga
Ingredientes:
100mL de água de coco
½ col de café de gengibre picado
1 pêssego maduro picado e congelado
1/3 de manga madura picada e congelada
1 colher de sopa de mel
 
Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e consuma logo em seguida. Se achar necessário, coloque um pouco mais de água de coco para ajudar na hora de processar.

 

SOBRE O OBA HORTIFRUTI
A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.  Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Fonte: Palavra Comunicação



Deixe um comentário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

0 comentários em “Os benefícios do pêssego”

0 comentário

X