Receitas de Páscoa com ingredientes que não levam o bacalhau

Por Guilherme Otávio

Em 01-04-2021

Carne de porco, arroz e grão de bico: conheça receitas de Páscoa com ingredientes que não levam o bacalhau como estrela do prato

Embora o tradicional peixe seja o queridinho da data, os cortes suínos e os grãos também podem ser consumidos, além de serem indispensáveis em diversas culturas

Carne Batata

A tradição de não comer carne, principalmente bovina, no período de Quaresma – que é posterior à Quarta-Feira de Cinzas e vai até à Páscoa – é seguida por muitas pessoas, principalmente cristãos praticantes. Para substituir a proteína que faz parte do cotidiano brasileiro, geralmente, os frutos do mar são a principal aposta. Porém, há quem opte pelos cortes suínos e também pelos grãos para complementar a refeição, que são presentes em diversas culturas pascalinas em todo o mundo.

Na Itália e no Peru, apesar dos pratos típicos serem diferentes, sendo que um é a torta pascalina e o outro o ceviche, respectivamente, um ingrediente é comum: o arroz. Na cultura europeia, o grão é acrescentado à uma mistura de ovos e alcachofra, enquanto o outro se come junto a mariscos. É no país sul-americano também que o grão de bico brilha nas receitas de Páscoa, principalmente quando servido na pescada amarela, e até mesmo em meio ao bacalhau. Já a carne suína e a carne de cordeiro, por exemplo, fazem parte da cultura gastronômica pascoal de países do mediterrâneo e do oriente médio, sendo que têm conquistado adeptos no Brasil, principalmente, no Domingo de Páscoa.

A nutricionista e chef do Além da Mesa, Camile Fiuza, preparou três receitas utilizando produtos Vapza – embalados a vácuo e cozidos a vapor que proporcionam praticidade, segurança e saudabilidade – para quem deseja criar um cardápio mais variado nessa Páscoa. Confira: 

 

Salada de grão de bico com vinagrete de manga

Salada Grao

Ingredientes

250gr de Grão de Bico Vapza;

½ cebola roxa ou branca cortada bem fina em formato meia lua;

1 tomate italiano grande sem semente cortado em cubos pequenos;

Salsinha bem picadinha;

Folhas de manjericão só para dar um frescor;

180gr de manga (doce ou verde, só não pode ser muito madura) cortada em cubos;

Sal;

Azeite de oliva;

Suco de ½ limão.    

Modo de preparo

Abra o pacote de Grão de Bico Vapza em uma peneira e, em água corrente, solte os grãos com as mãos. Escorra bem a água e despeje os grãos em uma tigela. Higienize o tomate, corte ao meio, tire as sementes, corte em cubos pequenos e despeje na tigela junto com o grão de bico. Despeje os cubos de manga na tigela. Corte a cebola em meia lua, pique a salsinha, misture tudo na tigela, acrescente os temperos e mexa bem. Prove, e veja se precisa acertar o tempero. Finalize com umas folhas de manjericão.

 

Arroz de forno com seleta de legumes

ArrozLegumes-015

Ingredientes

250gr de Arroz 7 grãos Vapza;

130gr de Seleta de Legumes Vapza;

1 dente de alho espremido;

1 cebola pequena cortada em cubos bem pequenos;

Azeite de oliva;

Creme de ricota;

Sal e pimenta do reino moída na hora.

Modo de Preparo

Fure o pacote de Arroz 7 grãos Vapza, e aperte ele para soltar os grãos. Em uma frigideira refogue o alho e a cebola com azeite de oliva. Em seguida, abra o pacote de Arroz 7 grãos Vapza, e despeje na frigideira. Mexa bem e vá acrescentando um pouquinho de água bem devagar para não deixar grudar, e manter o arroz úmido. Abaixe o fogo e, enquanto isso, abra o pacote de Seleta de Legumes Vapza em uma peneira, e em água corrente solte os legumes com as mãos. Escorra bem a água e despeje os legumes na frigideira. Aumente o fogo, acrescente mais um pouco de água, misture bem, acerte o tempero. Antes de desligar o fogo, acrescente 2 colheres de sopa de creme de ricota e mexa até ele se misturar bem. Desligue o fogo, despeje o arroz um refratário que possa ir ao forno. Leve ao forno pré-aquecido 200° graus entre 15 e 20 minutos. Antes de servir, coloque um fio de azeite por cima do arroz e aí é só se deliciar.

 

Carne suína com cebola caramelizada e batatas crocantes

Carne Batata

Ingredientes

400gr de Carne Suína Desfiada;

500gr de Batata Inteira Vapza;

4 cebolas cortada em meia lua;

1 colher de sopa de manteiga;

1 colher de sopa de açúcar demerara;

1 colher de sopa de mel;

Sal;

Azeite de oliva.

Modo de Preparo

Abra o pacote de Batata Inteira Vapza, passe em água corrente, escorra bem água e espalhe as batatas em uma assadeira. Tempere com sal e azeite e leve para assar em forno pré-aquecido 240°, e deixe no forno até estarem bem douradas. Corte as cebolas em meia lua, e coloque numa frigideira para refogar junto com a manteiga, o açúcar e mel. Vá mexendo de vez em quando, e não deixe secar, se precisar vá acrescentando água aos poucos. Depois de a cebola estar caramelizada, abra o pacote de Carne Suína Vapza (escorra a água) e misture na frigideira. Mexa bem, coloque sal, prove e acerte o tempero se necessário. Coloque a carne em um refratário, espalhe a batata que estava no forno por cima, e aí é só servir.

 

Sobre a Vapza

A Vapza nasceu em 1994, em terra fértil, nos campos gerais do Paraná. A história está ligada ao pequeno produtor e desenvolvimento de produtos saudáveis e práticos. Os alimentos passam por um processo rigoroso de seleção e são embalados à vácuo. Após esse processo, eles são cozidos no vapor dentro da própria embalagem, esterilizando o alimento e dispensando o uso de conservantes. A Vapza possuí as certificações BRCG, HACCP que garantem a saudabilidade e segurança dos alimentos. Halal e Kosher que são para dietas específicas. Certificação Vegan Internacional, pois o processo permite que não haja contaminação cárnea e certificação Orgânica internacional.



Deixe um comentário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

0 comentários em “Receitas de Páscoa com ingredientes que não levam o bacalhau”

0 comentário

Rebeca Toyama

Home office na pandemia

Uma das habilidades que ganhou mais destaque no Relatório ‘Futuro do Trabalho’, veja as 5 dicas para simplificar o desenvolvimento

Intesivox

CURSO INTENSIVOX

 A Vox2you, considerada a maior rede de escolas de oratória da América Latina lembra, “a oratória potencializa os seus resultados”

X