Estudantes do Colégio Simbios aplicam empreendedorismo

Por Guilherme Otávio

Em 13/09/2022

Por meio do Programa Miniempresa da Junior Achievement (JA) Goiás, 16 alunos da 2ª série do Ensino Médio criaram a ‘Bag Me’. A empresa de ecobags com tecido biodegradável acaba de ser destaque no programa em quatro categorias

Alunos do Colégio Simbios foram premiados no Programa Miniempresas da Junior Achievement Goiás Crédito Erika Barz
Alunos do Colégio Simbios foram premiados no Programa Miniempresas da Junior Achievement Goiás Crédito Erika Barz

Do projeto à comercialização do produto, são muitas as fases envolvidas na criação e manutenção de uma empresa. Ampliando repertório e visão de mundo a partir de novas experiências, um grupo de 16 alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Simbios teve a oportunidade de entender, na prática, o funcionamento detalhado de uma empresa ainda na fase escolar. Como resultado, comemoram o sucesso da Bag Me, empresa de ecobags de tecido biodegradável que fundaram dentro do Programa Miniempresa 2022, da Junior Achievement (JA) Goiás.


Reforçando um padrão de aprendizado em diferentes frentes, entre as cinco escolas participantes, os estudantes do Simbios ficaram em 1º lugar na categoria “Maior Faturamento”, além de classificações como “Maior Rentabilidade”, “Equipe Empreendedora” e “Melhor Relatório Final”, as três últimas na 3ª posição. Os certificados foram entregues na formatura promovida pela JA Goiás no dia 29 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia. A solenidade reuniu estudantes, os conselheiros das miniempresas, pais, mães, professores e convidados.


A estudante Eduarda Oliveira atuou como CEO da Bag Me. Para ela, foi uma experiência única aprender em detalhes e com especialistas tudo o que está por trás do sucesso de uma empresa. “O Programa Miniempresa mudou minha vida de uma forma que eu nunca imaginaria. Consegui uma visão geral de como funciona o administrar de uma empresa em necessidades como produção, marketing, recursos humanos, finanças e sustentabilidade. Um aprendizado que vou levar para sempre é sobre o trabalho em equipe, que foi o que garantiu que a Bag Me chegasse tão longe. Não sei se irei empreender no futuro, mas esse projeto me ajudou a acabar com a dúvida que tinha se seria capaz de trabalhar com isso e me fez confiar mais em mim”, conta.


Prática empreendedora – por 12 semanas, os estudantes estiveram envolvidos no projeto. Até a formatura, eles participaram de encontros semanais extraclasse com profissionais de carreira que atuaram como mentores dos jovens, apresentando todos conceitos de empreendedorismo e livre iniciativa. Os conhecimentos envolveram aprendizados nas áreas de Recursos Humanos, finanças, produção, marketing e vendas. Neste programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial por meio do método “aprender-fazendo”, em que cada participante se transforma em um miniempresário.


Com o conhecimento adquirido e suporte durante todo o período, a equipe criou a Bag Me e colocou a mão na massa para o desenvolvimento dos seus próprios produtos. A prática envolveu a criação de relatórios para calcular o lucro, devolvendo dinheiro aos seus acionistas, enfim, passando por toda a experiência de como é ter um empreendimento. No início de agosto, eles participaram da Feira de Miniempresas 2022, realizada no Buriti Shopping, quando venderam a mercadoria ao público.
Segundo a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Colégio Simbios, Hellen Lobo, a iniciativa apresenta a realidade do empreendedorismo, mostrando aos estudantes mais uma vertente de atuação no mercado de trabalho. “É uma imersão que dá uma noção muito real de todos os processos envolvidos em uma empresa bem-sucedida, desenvolvendo habilidades como administração, trabalho em equipe e liderança. Com certeza, contribui para a decisão sobre a carreira que nossos alunos desejam seguir”, afirma.

Fonte: Fato Mais